segunda-feira, 28 de maio de 2007

Papa participa de pelada e surpreende com golaço*

Atividade foi uma maneira de retribuir carinho de brasileiros

POR OLVÍDIO MOR HORELHÃNS
DE DENTRO DO PAPAMÓVEL

Empolgado pela calorosa recepção brasileira, o papa Cento 15 + 1 (ou 17 – 1, como queiram) quis retribuir tamanho carinho participando de animada partida de futebol nos gramados no Mosqueiro de São Bento, onde está hospedado com todas as despesas pagas. A pelada foi organizada pelos próprios monges.

Os religiosos dividiram-se em duas equipes: solteiros contra casados. "O papa gosta muito de manter as tradições. Então, organizamos os times de modo a valorizar isso", disse um monge que pediu para não ser identificado, e assim abriu mão de dizer que é o responsável pelo mosqueiro e o principal organizador da vinda de Cento ao Brasil.

O religioso confidenciou ainda que encontrou dificuldades para compor a equipe dos solteiros. "Tivemos que dar um 'migué' [expressão coloquial difundida entre as camadas menos favorecidas que, numa tradução livre, significa "dar um jeito"], convocando alguns funcionários da cozinha", cochichou.

Preliminar e golaço
Antes de o papa encantar a todos com sua apresentação, houve uma partida preliminar. As duas equipes eram formadas por parte das instituições que compuseram a segurança de 15 + 1. De um lado, o time da Polícia Militar; de outro, o da Civil.

A peleja terminou rapidamente. Na primeira disputa mais dura pela bola, aos dois segundos do primeiro tempo, o clima esquentou, o pau quebrou e a Polícia do Exército, que também trabalha na segurança do papa, teve de intervir, com bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e balas de borracha (que pena).

Em seguida, adentraram ao gramado as duas equipes do jogo principal. Cento estava no banco. Assim que os solteiros abriram o placar, ele fez sinal que queria entrar (assim, com os dois dedinhos indicadores). Após rápido aquecimento, já comandava o ataque dos casados, mantendo a coerência de seu discurso em prol da família.

Próximo do final do primeiro tempo, os casados empataram a partida, num belo contra-ataque puxando pelo pontífice. Já no primeiro dia da visita ao país, o papa 17 – 1 havia demonstrado excelente preparo físico ao deixar para trás o presidente Lulla, durante caminhada do avião à base aérea.

A partida rumava para o final, quando Cento recebeu a bola de costas para o gol, na entrada da grande aérea, livrou-se rapidamente o primeiro marcador, aplicou um chapéu no segundo, e chutou entre as pernas do goleiro, que socou o gramado ao ver a pelota tocar mansamente a rede.

"GOOOOLLLLAÇO!!!", gritou, em ótimo português, Cento, que correu pra galera e atirou a batina, arrancando suspiros das jovens que acompanhavam a partida. A organização não soube explicar o motivo da presença das lindas morenas, loiras, mulatas e orientais, com trajes religiosamente provocantes. "Não bota isso, não, vai!", suplicou aquele do parágrafo lá de cima que não quis se identificar.

* A matéria esteve embargada (jargão jornalístico referente a pagamentos pendentes) devido a atrasos nas negociações para sua devida publicação. A Central A Primeira Vítima de Jornalismo (CAPVJ) ressalta que segue à risca o preço cobrado por tabela determinada pelo sindicato.

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu! Liberta, OHM!

Anônimo disse...

Vocês são sensacionais!