segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Mais um grampo de araponga exclusivo d'A Primeira Vitima!!!!

- Câmara dos Deputados, bom dia, alô?
- Estou. Aqui vos fala o Embaixador de Portugal. Com vossa vénia, gostava falar ao novo Presidente da Câmara, Sua Excelência o Deputado Eduardo Cunia, para cumprimentos.
- Como é?
- Sou o Em-bai-xa-dor de Por-tu-gal. Queria dar os pa-ra-béns ao Dr. Cu-nia.
- Ah, Embaixada? Embaixada é com o Segundo Secretário.
- Segundo Secretário? Mas sou o Em-bai-xa-dor de Portugal...!
- Ah, relaxa. Aqui é assim. A Dirma lá não recebe, nós também é que nem. Se quiser, é com o Segundo Secretário.
- Vá lá, va lá. Passe-me o sujeito.
[musiquinha de elevador]
- Alô?
- Estou. Senhor Deputado? Fala-vos com muito gosto o Embaixador de Portugal! Queria dar os cumprimentos à Mesa da Câmara, e o faço por intermédio de Vossa Excelência, em razão da recente eleição.
- Ô, Embaixador! Que simpatia a sua telefonar! Por acaso, lá no Rio tem muito tuga que votou em mim, sabe qual é? Sempre gostei de bolinho de bacalhau, a galera conhece.
- Queira transmitir meus cumprimentos ao Dr. Cunia, faz favor.
- Cunia? Não, senhor, o senhor deve ter enganado. Meu chefe é o Qasabi. Embaixador, quem sabe, sabe! Aliás, o senhor não quer convidar o Qasabi pra uma festinha, não? Ele gosta muito de festinha, de presunto, de kibe. Acho que gosta de bacalhau também.
- Veja, deputado, com todo o respeito, Portugal não é só bacalhau. Mas vou pensar no convite ao Ministro Engenheiro, vá lá?
- Ô, Embaixador, tranquilo. O senhor não me arruma umas garrafinhas de Porto, não? Tô com umas candidatas a estagiárias aqui... O senhor tem que ver que beleza. Mas falta combustível...
- O deputado me desculpe.
- Fiquei com essa função, brother, opa, perdão, Embaixador. Queria cuidar de recibos médicos, que dá grana... Mas isso, descobri agora, é pro segundo vice-presidente. O meu é estagiária, embaixador...
- Ah, sim? Em Portugal, quem cuida de recibos médicos é o médico.
- Aqui não. Imagina um negócio desses! Quem cuida de dar recibo pra gente é deputado. O segundo vice. Claro. Aí a gente aproveita, troca o recibo, e ainda faz junto aquela fezinha no bicho, sabe?
- Bicho? Em Portugal, as atribuições do Segundo Vice-Presidente são as de administrar a Assembleia, tão somente.
- Sabe nada... Aqui, quem administra é o Primeiro Secretário.
- Em Portugal Primeiro Secretário tem pouco valor.
- Aqui vale muito! Ah, o Embaixador não queira imaginar! Licitação atrás de licitação, ele que controla. Sorte nossa que meu colega que se elegeu Primeiro Secretário tem experiência no ramo. Já foi prefeito, fazendeiro. Tá acostumado a fazer o pessoal trabalhar pesado.
- Pois. De curiosidade, sua Excelência não mencionou o primeiro vice, nem o terceiro secretário. O que fazem?
- Ah, muito importante. O primeiro vice é quem assina requerimentos. Ele é quem pode ir tomar chopp com o Sarney no fim da tarde, sabe? Pra pegar umas orientações, umas experiências. Já o terceiro secretário, secretária agora, é quem troca nossos recibos de transporte. Quem garante nossos voos, né? E as milhas, que deputado nenhum é de ferro...
- Tá muito bem, senhor deputado. Queria agradecer-vos a atenção e recomendar-vos nossa empresa aérea. Acho que entendi melhor como funciona o legislativo brasileiro. Muito interessante mesmo.
- Eu curto à beça, gente boa. E nem mencionei o meu colega que se encarrega de distribuir apartamentos, o quarto secretário.
- Ah... Então por acaso deputados distribuem imóveis também?
- E o senhor acha que alguém muda pra Brasília, esse fim de mundo, e paga aluguel? Nem o senhor paga, nem nós!
- Em resumo, para ver se entendi bem: o Primeiro Vice toma chopp. O Segundo Vice distribui recibos médicos e centraliza o jogo do bicho. O Primeiro Secretário organiza licitações e põe a malta para trabalhar pesado. O Segundo Secretário, Vossa Excelência, assina passaportes e escolhe as estagiárias. O Terceiro Secretário, cuida entretanto de reembolsos de viagens. E o Quarto Secretário dá apartamentos de graça.
- O Embaixador é português, mas aprende rápido!
- E quem então faz vossas leis?
- Leis? O Embaixador quer dizer Medida Provisória? Ah, é com o Executivo. Não tenho nada com isso. No máximo um nomezinho de rua, a decretar um feriado, às vezes um retalhozinho na Constituição. Aí é com a gente.
- Magnífico, Deputado, vosso sistema. Fascinante. Adeus.
- É isso aí, camarada.



Um comentário:

Rodrigo Arroz disse...

Já ehhhhh!!! Olha o mateeeeeee, rio 50 graus!!!!!