domingo, 23 de abril de 2006

SÉRIE PROFISSÕES: Blogueiro

Nova carreira prospera nos centros de poder

“A superação do cronológico pelo lógico”. Assim o professor e colunista do Estabão Gaulêncio Torguato define o trabalho do blogueiro, profissional de um meio de comunicação em alta, marcado pela peculiaridade de que a notícia não tem hora para sair. Estimulados pelo bloguismo amador, um número cada vez maior de jovens ingressa nesse mundo profissional. “A diferença é que o amador trabalha de graça, e o profissional recebe para escrever em nome de outra pessoa, geralmente um jornalista em fim de carreira”, explica o Torguato.

O cotidiano do blogueiro é marcado pela degustação de quitutes em coletivas de imprensa, sustentação de gravadores e transcrição de entrevistas. “É parecido com o trabalho do jornalista. Mas precisa ser um pouco mais inventivo, e não precisa saber escrever”, explica a jovem Karen Dominguez, estagiária do blog do Nobblatt. Ela acredita que as eleições vão turbinar os blogs brasileiros de política, como já aconteceu nos EUA no ano passado. “Quem sabe não consigo uma boquinha, e passo a assessora legislativa de algum deputado no ano que vem?”, sonha.

Com plano de carreira definida, os blogueiros contam hoje com três etapas de evolução profissional. Começa-se como estagiário de blog, geralmente em Brasília ou no
Rio de Janeiro. Passa-se, então, a contratado com nome de outro. No final, pode-se abrir um blog próprio e colocar estagiários e contratados para trabalhar. A categoria ainda espera alguma faculdade abrir um curso voltado especificamente a esse nicho do mercado.

4 comentários:

Anônimo disse...

Fantásssssssssssssssssstico!!!!!!!!

Anônimo disse...

até o prefeito do rio cogitou abandonar a prefeitura para assumir o blog com dedicação total...

Anônimo disse...

Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
»

Anônimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»