terça-feira, 20 de dezembro de 2005

Cocales vence na Bolívia e promete aporrinhar na política externa

Com apoio de populares indígenas, líder mochilero quer complicar a vida do Brasil e importunar Bucho ao lado de seus amigos Chaves e Gastro

De Coxabranca, com aymarás locais*

Os populares indígenas da Bolívia, cansados do falatório de Eno Cocales para ser presidente, decidiram finalmente eleger o líder mochilero e encerraram um clássico ciclo de caudilhos e intelectuais formados nos Estados Unidos à frente do país.

Em seu primeiro discurso como presidente eleito, Cocales falou a centenas de mochileros em Coxabranca, reduto de andarilhos andinos e criadores de alpacas. Ele reafirmou sua intenção de acabar com os “privilégios imperialistas” da Petrobras na Bolívia, embora considere Lulla um “irmão mais velho”. “Irmão mais velho a gente respeita, mas também sacaneia”, disse.

Como representante dos mochileros, Cocales deverá cobrar ainda de seu colega brasileiro melhores condições aos bolivianos que vêm parar nas tecelagens do Brás e Bom Retiro. “Se o Brasil não fizer nada, corto relações diplomáticas com aqueles ‘putos’ coreanos”, ameaçou, referindo-se aos comerciantes de origem asiática que escravizam toda a sorte de populares indígenas bolivianos na capital paulista.

Os entendimentos com os EUA tampouco deverão ser dos melhores. Cocales deve se unir a seus amigos Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, e Fidel Gastro ­­­- presidentes da Venezuela e de Cuba, respectivamente - na política de encheção de saco do governo Bucho. “Vou aumentar a plantação de coca, dar calote, fazer reforma agrária, o diabo”, garantiu o mochilero. Em conversa telefônica com A Primeira Vítima, Bucho demonstrou preocupação: “Este novo presidente no Caribe ameaça a democracia. A América manterá sua cruzada pela liberdade dos povos latinos, e vocês da Bolívia devem nos ajudar nessa missão”.


* - Após problemas de mau-olhado e doença na família, Julinha Botelho volta a escrever às segundas-feiras neste noticioso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fantástico! Adorei!

Anônimo disse...

Ótimo gostei!!
Comentários em Ingles, não entendi, tambem quem mandou ser "burro"...vamos para o translation então !
Leite de Pato! (google Naji Nahas)