segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Pinel de Primeira: “Macho pra caralho!”

Por Olvídio Mor Horelhãns

Nova fase. Ao enfrentar o protesto de sem-tetos no dia do aniversário de São Paulo, o prefeito Gylberro Quemsabe? emocionou seus assessores. Um deles – muito, mas muito próximo mesmo – orgulho-se do chefe: “Ele mostrou que é macho pra caralho!”.

Tietê Now. Durante o anúncio do PAC (Plano de Aceleração do Cinismo), um grupo de governadores lotou um elevador. Um gás surgiu misteriosamente, gerando olhares desconfiados. O clima ficou tenso. Um dos presentes arriscou: “Pelo aroma, deve ser coisa de governador com rios a céu aberto”.

Mão-de-obra qualificada. Um folclórico senador saiu-se com essa para explicar a contração de dezoito netos para o seu gabinete: “Trata-se de uma equipe altamente qualificada para operar os micros daqui”. A média de idade dos novos funcionários é de seis anos.

O retorno. Atual suplente, Interino Caducante articula sua volta ao Legislativo. Tenta convencer correligionários a assumirem cargos no Executivo, o que lhe dará direito a uma cadeira na Câmara. “Ele não abre mão do velho estilo ao falar no telefone: sempre cutucando o umbiguinho com o dedo indicador”, descreve um auxiliar.

Grupo de estudos. Despudorados reeleitos estão contatando os calouros para atualizarem a tabela de atuação parlamentar. A planilha dá base à cobrança de propina na Casa. “Não queremos inflacionar o mercado”, salienta um dos mentores da idéia.

Tecnologia já! A Justiça brasileira dá mais um passo no sentido de melhorar o atendimento e vencer a burocracia. Algumas instâncias já instalaram maquininhas de débito e crédito para comercializarem a contendo sentenças judiciais. “Precisamos desafogar de demanda”, advoga um magistrado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que o Pinel de Primeira é uma das melhores colunas do jornalismo brasileiro e de Santo André e região! Parabéns, Olvídio!