quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Associação de universidades privadas faz lobby contra aplicação do exame do CRM a médicos cubanos

Governo Youssef teria decidido submeter os profissionais cubanos à prova do Conselho após protestos das entidades de classe de servidores da saúde


Fontes anônimas entregaram à reportagem de A Primeira vídeo de reunião secreta entre representantes do Sindicato das Universidades Privadas, o Sinprivadas, e funcionários do Ministério da Saúde na qual os “educadores” pedem que o Governo desista da ideia de aplicar o exame do CRM aos médicos trazidos de Cuba no Programa Mais ou Menos Médicos.
O Governo havia tomado a decisão de examinar os profissionais caribenhos após as seguidas críticas dos médicos brasileiros, os quais alegam que os estrangeiros têm formação deficiente e roubam vagas em que os agentes de saúde brasileiro não têm o menor interesse.
Um Diretor do MS, que pediu sigilo de sua identidade, disse que seria “um cala boca nesses médicos pretensiosos, filhos das classes privilegiadas, todos loiros de olhos azuis”.
O Governo, porém, não contava que fosse enfrentar o lobby feroz do Sinprivadas. Um representante do Sindicato, que também pediu reserva de sua identidade, declarou: “E se esses supostos médicos cubanos passam nessa prova? Não podemos descartar que 1 em cada 10 desses retirantes caribenhos passe. Só isso já seria melhor que nossos estudantes que se formam todo ano.”
A gravação recebida pelo Primeira termina no exato momento em que o emissário do Sinprivadas pregunta ao funcionário do MS: “Doutor, eu queria saber como eu posso te ajudar a me ajudar?”O que se sabe é que aideia de aplicar as provas aos cubanos não prosperou.
Seu José Antônio, morador do município de Quiprocó, no interior do Piauí, que recebeu atendimento de um mais ou menos médico cubano, comentou o caso. “Se esse rapaz que fala enrolado aqui que me atendeu é bom ou não, não sei dizer não senhor. A mim me falta a base de comparação, porque assim de médico mesmo, inteiro ou mais ou menos, é o primeiro que eu vi na vida.”
A reportagem esclareceu que o cubano não tinha sido aprovado pelo CRM (e deu muito trabalho explicar o que era CRM), mas tranquilizou seu José para o fato de tampouco que os médicos da capital, nem mesmo em SP, costumam passar na prova do CRM. Aí Seu José respirou aliviado. “O importante é saber que estou sendo tratado aqui por um ser humano profissional tão mais ou menos de bom que nem o lá do sul mesmo!”

2 comentários:

Doutor Fritz disse...

Falácia de tal Zurick, os médicos daqui são bem melhores que os cubanos, pelo menos nas cirurgias espirituais!

Anônimo disse...

Concordo com o Doutor Fritz. Os jornalistas dessa merda querem causar confusão no Brasil. São todos uns vendidos...