sexta-feira, 12 de agosto de 2005

DataBolha errou: no segundo turno, Graziela do BBB derrota Robinho

Instituto DataVítima aponta metodologia de pesquisa por "resposta estimulada e única" como origem do equívoco da Bolha

Do enviado especial à redação numa sexta à noite

Segundo o DataVítima, intituto de pesquisa d'A Primeira Vítima, o DataBolha errou ao anunciar vitória de Zozé Cerro sobre Lulla no segundo turno da eleição presidencial de 2006. Segundo o DataVítima, Graziela, do BBB, seria eleita com 64% dos votos, derrotando Robinho, do Sport Club de Futebol Peixe, que ficou com 20%.

Diferença de metodologia
O DataVítima utiliza critérios metodológicos diferentes e melhores do que os do DataBolha. Ele aponta que o instituto da Bolha de S. Paulo confundiu os leitores ao formular a pergunta "Se Lulla não renunciar por causa das denúncias de corrupção em seu governo, nem for cassado por ter usado caixa dois, nem se suicidar, ou morrer, ou ser justificadamente assassinado, você não votaria no Cerro, que não está sendo denunciado por nada e é inocente, honesto e trabalhador, no segundo turno da eleição de novembro de 2006?" - é o que, no jargão dos institutos de pesquisa futurológica, chama-se de "resposta estimulada e única".

Segundo o DataVítima, a pergunta é confusa porque não está claro a que governo refere-se o pronome possessivo "seu" (se é o governo de Lulla ou o governo do entrevistado).

Já a pesquisa do DataVítima utilizou a pergunta "Meu, cê votaria em quem?". Com isso, Grazi do BBB e Robinho do peixe passaram para o segundo turno com 45% e 18%, respectivamente. Em terceiro lugar, o touro de rodeio Bandido, da novela das oito, teve 17%.

Nenhum comentário: