terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

16 escolas de samba empatam no primeiro lugar em Santo André

Tema escolhido pelas campeãs garantiu o resultado; jurados foram rigorosos nos quesitos

Por Olvídio Mor Horelhãns, sem ter o que fazer no plantão de Carnaval

Pela primeira vez na história, dezesseis escolas de samba conquistam o primeiro lugar em Santo André, metrópole paulista. Das dezoito agremiações, apenas duas não conseguiram o título de campeã no Carnaval deste ano. Coincidentemente, todos os sambas-enredo das vitoriosas homenagearam Olvídio Mor Horelhãns.

Maior jornalista do Brasil, do mundo e de Santo André e região, Horelhãns se diz surpreso com o resultado. “É muita emoção.” As duas escolas que não chegaram lá, a Unidos do Contra e a Independência Total, foram rebaixadas. Outra coincidência: as que subiram para grupo especial também tiveram Horelhãns como tema. “É muita emoção”, diz o homenageado.

Temas inéditos
As rebaixadas tentaram conquistar o público com temas inéditos. A Unidos falou sobre as riquezas naturais do Brasil, como a fauna e a flora, e a Independência ressaltou a fauna e flora nacionais, simbolizando as riquezas naturais do país. “Nosso desfile foi perfeito. A bateria estava maravilhosa. A escola brilhou na avenida”, argumentou o presidente da Unidos, Tamborim do Contra.

Já o presidente da Independência Total, Esquentadinho do Reco-Reco, deixou apuração assim que começou a divulgação das notas. “Como que a gente recebemos um três [nota três] pra bateria se contratamu somente músicos profissionais. Assim num dá”, desabafou Reco-Reco. Ele disse que aprendeu a lição e pretende inclusive rever o nome da escola. “O ano que vem é Horelhãns na cabeça.”

Apuração rigorosa
O clima na apuração ficou tenso somente quando o presidente da Independência Total decidu abandonar o local. De resto, foi uma confraternização só. O presidente da Liga das Escolas de Sambas Independentes de Santo André (LESISA), Samba no Pé Mor Horelhãns, disse que o Carnaval deste ano foi um sucesso de público, crítica e renda. No entanto, não soube dizer quem patrocinou as campeãs.

Os dozes jurados, todos da família Horelhãns, foram bastante rigorosos. Qualquer adereço, carro-alegórico, abre-alas, mestre-sala ou porta-bandeira que não fizesse menção ao tema da escola perderam pontos. O desfile das campeãs acontece neste sábado, com transmissão ao vivo. O homenageado já garantiu presença. “É muita emoção.”

Nenhum comentário: